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A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

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02
Jun16

Metabolismo

Gisèle Magno

Metabolismo, o famoso metabolismo! Basicamente, metabolismo, corresponde a todos os processos bioquímicos que ocorrem no seu organismo e que vão originar a construção ou destrução de moléculas, podendo ser transformadores, geradores ou gastadores de energia.

 

Já METABOLISMO BASAL corresponde às necessidades energéticas mínimas que o seu organismo necessita para exercer as funções básicas. Acresce aqui, depois, nível de actividade física.

O seu metabolismo pode ser lento ou rápido, consoante seja muito poupador ou gastador de energia.

 

Como acelerar o seu metabolismo? Fácil!

- durma 7 ou 8 horas por noite, nem mais, nem menos

- tome café, chá branco e chá verde

- coloque canela e/ou gengibre em bebidas ou alimentos

- nunca passe mais de 3 horas sem comer

- tome SEMPRE o pequeno almoço

- inclua uma fonte de proteína em todas as refeições

- consuma apenas hidratos de carbono complexos

- faça musculação 2 a 3 vezes por semana

- beba muita água

01
Jun16

1 de JUNHO - dia da criança!!!

Gisèle Magno

dia-crianca.jpg

 Hoje é dia de comer porcarias criançada!!! Mas é também dia de lembrar aos pais e cuidadores que está a chegar o tempo de interrupção lectiva e de pensar o que vai fazer com eles durante 3 longos meses.

 

É infelizmente muito comum esta ser a época do ano em que os miúdos mais engordam. Eles só querem tablet, tv e internet, os pais têm que trabalhar e os avós já não têm energia para andar a correr atrás deles.

 

Para a praia só vão sumos e batatas fritas de pacote e os dias passados em casa são patrocinados por pacotes de bolachas de chocolate.

 

Chegados a Setembro, voltam-me todos mais gordinhos para a consulta e o trabalho de meses fica comprometido (lembre-se que para as crianças é muito difícil estar sempre a recomeçar e quebrar regras alimentares, eles não têm o nosso entendimento quanto à importância da alimentação saudável, não vão chegar a Segunda feira e dizer "agora é que é a sério").

 

Como resolver o problema?? Siga as dicas:

- arranje alguma actividade desportiva para os seus filhos realizarem nas férias

- inscreva-os num campo de férias

- tenha em casa algum tipo de jogo/actividade que lhes permita não passar o dia todo sentados/deitados

- atribua-lhes tarefas domésticas obrigatórias

- se tiver espaço, faça uma mini horta e transforme os seus filhos em mini agricultores

- não permita que durmam até ao meio dia

- faça com que tenham horários para as refeições, e hora máxima de deitar e acordar

- implemente a rotina de um diário alimentar, de forma a controlar as opções ao longo do dia

- não tenha "porcarias" em casa, mantenha a regra de excessos só no fim de semana

- tenha sempre opções saudáveis à disposição: sopa, fruta, pão escuro, queijinhos vaca que ri, fiambre de perú, iogurtes

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