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A dieta dos 365 dias

A dieta dos 365 dias

30
Set16

Fast food da boa!

nutrigi

Na realidade fast food significa "comida rápida" e não hamburguer ou pizza como logo pensamos. Em casa, a tendência é esta: "como tinha mesmo pouco tempo fritei que é mais rápido!" Segue uma sugestão mais rápida que fritar um bife, com as vantagens acrescidas de não lhe sujar o fogão todo, não deixar cheiros na cozinha e não lhe estragar a saúde.

 

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Ovos escalfados com lentilhas! As lentilhas tenho já cozidas e congeladas, é so colocar 2 minutos no microondas. Os ovos: água temperada com uma pitada de sal, vinagre de vinho branco e pimenta preta, deixar ferver e colocar os ovos. 3 minutos depois está pronto a comer!

29
Set16

Gelatina vai com tudo!!!

nutrigi

 

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Num post mais antigo (ler aqui) falei das vantagens para a nossa saúde da gelatina. No entanto, há muitas pessoas que não gostam do sabor, consistência, acham muito fria ou ainda acabam por se saturar do sabor. Fique com uma mistura à partida estranha mas que fica absolutamente deliciosa! Uma boa opção para variar os lanches e incluir este alimento tão rico e ao mesmo tempo tão pouco calórico!

 

TACINHA DE: 3 colheres de sopa de granola + 3 colheres de sopa de gelatina + uma pêra em pedaços

28
Set16

Batido pós treino de hoje

nutrigi

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É sempre uma boa opção para os que sentem menos fome após o esforço (NUNCA SALTAR O SNACK PÓS TREINO, O CORPO PRECISA NUTRIENTES PARA RECUPERAR). É também mais prático, em vez de três volumes, ocupa-lhe apenas uma garrafa!

Completo: um iogurte líquido magro (proteína de alto valor biológico) + aveia (mais proteína e hidratos dos bons) + fruta (vitaminas, minerais e fibras)!

 

NO LIQUIDIFICADOR: maça aos pedaços com a casca (tem mais fibra e dá outra consistência e sabor ao batido) + 2 colheres de sopa de aveia + o iogurte. Bater muito bem, engarrafar e está pronto!

27
Set16

Regresso ao trabalho - um guia para aqueles que levaram as férias demasiado a sério

nutrigi

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 Pois é, não é só os miúdos que têm de entrar na linha. Os adultos também. Se isto não é verdade para muitos de nós, há outros tantos que levam tão a sério a expressão "tirar férias de tudo" que Setembro se torna num tormento de frustrações constantes na luta pelo regresso à rotina.

 

Se está neste segundo grupo, siga as dicas!!!

 

1- Volte ao ginásio HOJE. Mesmo que não dê jeito ou mesmo que só tenha 20 minutos para lá estar. Mesmo que nem treine! O que importa agora é RETOMAR o hábito de fazer o percurso até ao ginásio antes de entrar em casa.

2- Não tenha porcarias em casa, nenhumas! Se as tem, dê a alguém ou mande para casa da mãe.

3- Não há excepções até sentir o seu apetite controlado. Até porque vem aí o natal, época da engorda! O verão tem de estar mais que recuperado quando entrar Dezembro.

4- Não coma antes de dormir. Esta é a hora, por excelência, do monstro da fome. Se não o conseguir domar, esqueça, os resultados não vão aparecer. Tem mesmo que se convencer que sentir fome faz parte do processo (depois o estômago encolhe, a glicose estabiliza, e já não sentirá que tem um dinossauro esfomeado na barriga).

5- Leve a sua comida!!!!! Comer fora de casa não é a solução ideal, se tem essa opção, faça as suas próprias refeições (próximos dias, post dedicado às marmitas).

6- Se tem um local fixo de trabalho leve para lá embalagens de iogurtes e gelatinas, tostas integrais e tortilhas, fruta (muita fruta) e queijinhos vaca que ri. Assim não há desculpas para não lanchar ou lanchar porcarias. Se passa o dia de um lado para o outro, prepare de véspera um saco térmico com um exemplar de cada acima descrito, e leve consigo!!

7- Tem mesmo que perder tempo para PLANEAR refeições. É fundamental. E para fazer compras também. São compromissos que têm mesmo que passar a ter dias próprios na agenda.

24
Set16

Regresso às aulas II - quando o seu filho não quer tomar o pequeno almoço

nutrigi

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Isto NÃO PODE ser uma opção! Começar o dia de escola sem um bom pequeno almoço pode até ser perigoso para a saúde do seu filho. O seu cérebro precisa de energia a partir do momento em que sai de casa para a escola e ao começar a primira aula ("ele faz o pequeno almoço no primeiro intervalo" - não é a mesma coisa). Longos períodos sem ingestão alimentar (e para agravar em idade de crescimento) pode originar uma quebra de açucar, falta de atenção e concentração, irratibilidade e baixa produtividade. No primeiro intervalo, quando ele vai comer alguma coisa, já o corpo terá de trabalhar para compensar esta falta e já todo o funcionamento metabólico desse dia estará comprometido.

 

Vamos às dicas??

 

1 - Não lhe dê sequer essa opção, pequeno almoço é OBRIGATÓRIO

2 - Tire o seu filho da cama mais cedo e tenha mais tempo para todos estarem à mesa

3 - Opte por cereais se achar mais rápido e mais apelativo: corn flakes, flocos integrais, weetabix com achocolatado light

4 - Se ele fica mal disposto: chá de camomila ou cidreira + tostas integrais + maça sem casca ou cozida

5 - Se o seu filho é daquelas crianças que tem nó na garganta e não passa nada: faça um batido - 2 peças de fruta + um iogurte liquido + 3 colheres de sopa de aveia

6 - Se a sua família é da geração sem tempo mesmo e sempre atrasados: deixe da noite um pão a descongelar, ao acordar coloque uma fatia de queijo ou fiambre de perú + um iogurte liquido ou pacotinho de leite achocolatado. Dê ao seu filho ao sair de casa e certifique-se que ele toma o pequeno almoço na viagem para a escola

 

Só NUNCA deixe que seja um hábito começar o dia sem comida no estômago. É pior do que lhe parece!! Torne o momento pequeno almoço um ritual de família, quer acorde às 6 ou 11 da manhã!

22
Set16

As panquecas mais simples do mundo .....

nutrigi

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MASSA:

1 chávena de água

1 chávena de aveia

1 colher de sopa de linhaça

 

Triturar a aveia com a linhaça. Adicionar a água e triturar mais um pouco. Colocar colheradas em frigideira anti aderente (SEM GORDURA) e virar quando as extremidades começarem a lourar.

 

COBERTURA:

Meia maça e meia perâ cozidas em canela (fiz um pouco antes para deixar repousar e ganhar aquela calda natural). 

 

..... e são boas! Muito boas!! 100% saudáveis!!

21
Set16

Estou grávida, e agora?? O que é que eu como??

nutrigi

Esqueça a teoria de comer por dois! Come por um e mais um bocadinho, e é mais que suficiente. As necessidades energéticas da grávida no primeiro trimestre são basicamente iguais a não grávida (fase crucial para correcção de hábitos alimentares), sofrendo um aumento no segundo e terceiro trimestre (nunca para o dobro!!!!)

 

Uma alimentação saudável e adaptada à gravidez é sinónimo de saúde para a mãe e bebé. Em Portugal, é ainda muito desvalorizado o acompanhamento nutricional da grávida.

 

Não dispensando uma consulta, aqui ficam as dicas básicas que deve seguir:

 

- Beba muita água, 2L mínimo, devido ao liquído amniótico em que se encontra o bebé;

- Evite consumir alimentos crús fora de casa, e em casa tenha o cuidado de os lavar muito bem;

- Esqueça os mal passados, tanto ovo como carnes (e muito menos sushi!);

- Não consuma alimentos processados, a placenta não consegue fazer barreira a tudo, e não queremos o seu bebé a experimentar gorduras saturadas e açucares refinados nesta fase da vida;

- A diabetes gestacional é infelizmente uma realidade e deve por isso limitar a ingestão de doces a ocasiões especiais e, até realizar a prova oral da glicose, consumir apenas duas peças de fruta por dia;

- É normal que se sinta obstipada, pois o intestino começa a ter menos espaço livre. Consuma muitas fibras solúveis: sopa e legumes;

- Os lacticínios são muito importantes durante a gravidez, 3 doses diárias é o recomendado;

- Não passe mais de 2h30m a 3h sem comer;

- Faça religiosamente toda a suplementação que o seu médico indicar.

20
Set16

Regresso às aulas - guia de como não engordar os seus filhos

nutrigi

b128448e317bddecdb4476e4f89b22fb76dd8c.jpg1- Nunca mas NUNCA o deixe sair de casa sem um bom pequeno almoço. Os cereais podem ser uma opção, mas sempre cereais simples.

2- Acompanhe a ementa do almoço e pergunte sempre ao seu filho se fez a refeição completa, sopa+prato+fruta. Dê-lhe a indicação que pão e sumo não devem fazer parte desta refeição.

3- Controle os gastos em comida de bar. Batatas de pacote, lanches, panikes, croissants, chocolates, sumos e refrigerante NÃO devem ser de consumo diário. Cabe a si a função de lhe ensinar isso.

4- Faça sempre lancheira para o seu filho. E faça disso algo natural. Diga "aqui tens os lanches para durante o dia" em vez de "vais ter que levar isto e ai de ti que não comas tudo!!!!".

5- Inclua sempre pão de mistura, leite achocolatado ou iogurte líquido, queijinhos vaca que ri ou babybell, fruta fácil de comer (maça, pera, banana).

6- Não se esqueça de lhe colocar também água na mochila.

7- No final do dia verifique sempre se o lanche e a água não regressam a casa.

8- Questione o seu filho sobre o funcionamento gastro intestinal.

9- Repare se o seu filho come excessivamente ao jantar, como que não visse comida desde o dia anterior. Isto pode ser sinal de que não se está a alimentar convenientemente na escola.

10- Se já tiver filhos maiorzinhos, incentive-os a preparar os próprios lanches!

09
Set16

Pequeno almoço de hoje!

nutrigi

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Sumo natural de pêssego paraguaio (fica realmente muito bom!!) - usei dois, mais uma medida de água.

 

Duas fatias de pão integral caseiro com 2 fatias de queijo light.

 

Meia hora de espera e de seguida ... uma corrida a beira mar para terminar a semana em grande!

 

ATENÇÃO: o blog fica parado por uma semana, com a promessa de muitas dicas para o regresso às aulas e trabalho em Setembro! A quem quiser, deixem sugestões de temas para o blog! Até já!!!!!

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