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A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Estou grávida, e agora?? O que é que eu como??

21.09.16 | Gisèle Magno

Esqueça a teoria de comer por dois! Come por um e mais um bocadinho, e é mais que suficiente. As necessidades energéticas da grávida no primeiro trimestre são basicamente iguais a não grávida (fase crucial para correcção de hábitos alimentares), sofrendo um aumento no segundo e terceiro trimestre (nunca para o dobro!!!!)

 

Uma alimentação saudável e adaptada à gravidez é sinónimo de saúde para a mãe e bebé. Em Portugal, é ainda muito desvalorizado o acompanhamento nutricional da grávida.

 

Não dispensando uma consulta, aqui ficam as dicas básicas que deve seguir:

 

- Beba muita água, 2L mínimo, devido ao liquído amniótico em que se encontra o bebé;

- Evite consumir alimentos crús fora de casa, e em casa tenha o cuidado de os lavar muito bem;

- Esqueça os mal passados, tanto ovo como carnes (e muito menos sushi!);

- Não consuma alimentos processados, a placenta não consegue fazer barreira a tudo, e não queremos o seu bebé a experimentar gorduras saturadas e açucares refinados nesta fase da vida;

- A diabetes gestacional é infelizmente uma realidade e deve por isso limitar a ingestão de doces a ocasiões especiais e, até realizar a prova oral da glicose, consumir apenas duas peças de fruta por dia;

- É normal que se sinta obstipada, pois o intestino começa a ter menos espaço livre. Consuma muitas fibras solúveis: sopa e legumes;

- Os lacticínios são muito importantes durante a gravidez, 3 doses diárias é o recomendado;

- Não passe mais de 2h30m a 3h sem comer;

- Faça religiosamente toda a suplementação que o seu médico indicar.