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A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Higiene alimentar em casa

01.10.16 | Gisèle Magno

Ora ... e porquê isto agora? Porque os alimentos podem ser também um veículo de doença, se não os acondicionarmos e confecionarmos de forma correcta. Seguem as dicas mais importantes:

 

- NUNCA mistura alimentos crús e cozinhados/ou que vai consumir em crú, nem utilize os mesmos utensílios de cozinha. Por exemplo, imagine que está a utilizar uma tábua e faca para cortar o bife de frango, não vá depois cortar o tomate da salada no mesmo local. A isto chama-se contaminação cruzada e, passar por água, não resolve o problema.

- Lave sempre os legumes e frutas com água e vinagre, principalmente os que ingere em crú e com casca.

- Carnes e peixes (TODOS) não devem nunca ser consumidos em crú ou mal passado, nenhum tipo. As carnes e peixes têm bactérias e parasitas que podem facilmente passar para si.

- Quando acondicionar os alimentos no frigorífico/armários/congelador tenha o cuidado de os colocar por categorias. As gavetas do frigorífico devem ser reservadas para os legumes. Quando descongela carne/peixe no frigorífico coloque sempre na última prateleira do mesmo.

- Alimentos como cereais, pão, tostas, aveia devem ser colocados em frascos de vidro com tampa de rosca ou bem fechados na própria embalagem. Se ganhar ar, podem amolecer ou ganhar bolores.

- Verifique sempre as datas e não consuma nenhum alimento fora de prazo.

- NUNCA deixe manteigas, queijo, maionese, leite, iogurtes fora do frigorífico.

- Se sobrar comida não a deixe no tacho em cima do fogão de um dia para o outro, acondicione no frigorífico no máximo 1 dia. Se só for utilizar essa sobra 2 ou 3 dias depois, é preferível congelar.

- Não volte a congelar alimentos depois de descongelados.

- Quando utilizar alimentos em conserva, se sobrar uma parte, deve armazená-la em caixa hermética com água e nunca na lata.

- Lave sempre as mãos ao manipular alimentos diferentes, antes e após as refeições.