Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Ainda faz refeições sem nenhum tipo de vegetais?

13.10.16 | Gisèle Magno

Se sim, esta publicação é para si. Não imagina o mal que faz a si mesmo quando elimina da sua refeição aquela que deve ser a base: VEGETAIS. Com poder saciante, fibras, vitaminas, minerais e água, nunca mas nunca podem faltar! É uma mudança de hábitos fundamental, é boa para toda a familía e permite variar em muito os sabores das suas refeições.

 

unnamed (4).jpg

 ALMOÇO DE HOJE:

Sopa de nabiça

Salteado de abóbora, nabo e couve de bruxelas, temperado com um fio de azeite sal e orégãos

Bife de perú grelhado com orégãos

 

Dispensei os hidratos por ter uma mistura de vegetais tão rica. Quanse três horas após o almoço, ainda não sinto fome. Imagine agora esta refeição sem a sopa e com uma pirâmide de arroz em vez dos vegetais, acha mesmo que o seu corpo ficaria igualmente bem nutrido?

15 formas de consumir fruta

12.10.16 | Gisèle Magno

"Fruta é sempre a mesma coisa, gosto de poucas e há alturas do ano em que não apetece porque é fria." Aqui está a solução. A fruta, qualquer fruta, é muito versátil. Experimente!

 

Ao natural

Em salada de fruta

Misturada com gelatina

Misturada com iogurte

Em pedaços polvilhada com aveia e sementes ou frutos secos triturados

Recheada com frutos secos (papaia com nozes no centro)

Em puré com canela

Assada

Cozida

Desidratada no forno em tiras finas

Em saladas (rucula,maça, manga, queijo fresco e nozes)

Em sumo natural

Em mousse, triturada e misturada com quark

Em compota

Em batidos, com leite ou bebida vegetal

As barrigas de Portugal

11.10.16 | Gisèle Magno

Não é invulgar ver pessoas magras ou ditas normais com grandes proeminências abdominais. Era mais comum no homem (dizia-se que era do alcool), hoje é muito frequente também na mulher. A partir dos 40 o risco vai aumentando e, se não travado a tempo, é uma bomba relógio.

 

Esta barriga geralmente é dura, o que é péssimo. Significa que o musculo está por fora e a gordura dentro, juntinho aos órgãos, a fazer das suas!!

 

Esta barriga vem dos EXCESSOS! Vem daquilo que come e já não precisa, e que o seu corpo acumula como gordura. Vem da azeitona enquanto cozinha, vem das rodelinhas de chouriço no arroz, vem do pão à mesa, vem do queijo da serra que é só desta vez, vem do açúcar no café e da bolachinha (porque é só uma) a acompanhar, vem da carne de porco e de vaca, vem do hoje comi peixe (!!!) mas frito, porque era pequenino e não dava de outra maneira e vem dos refugados puxados porque, dizem, senão a comida não sabe a nada.

 

Pense nisto! Mude de hábitos, mude de vida!

Salada fria de quinoa

10.10.16 | Gisèle Magno

unnamed.jpg

 

Prato rápido, completo e uma boa opção para quem leva comida para o trabalho.

 

DOSES PARA UMA PESSOA:

Coloque água a ferver, lave a quinoa e adicione deixando cozinhar (2 a 3 colheres de sopa rasas). Entretanto vá já preparando os restantes ingredientes. Uma mão cheia de rúcula, 8 tomates cherry, um queijo fresco magro e uma lata de atum natural. Quando terminar, a quinoa já deverá estar cozida. Escorra, deixe arrefecer um pouco e junte aos restantes ingredientes. Tempere tudo com uma pitada de sal, um fio de azeite e orégãos. Bom apetite!!!

Quinoa com legumes

06.10.16 | Gisèle Magno

unnamed.jpg

Prato com a quinoa a quente! Pode acompanhar carne ou peixe grelhados, liga muito bem!

 

DOSES PARA 1 PESSOA

 

WOOK: 1/2 courgette + 1/4 de pimento + 1 fatia de nabo. Tudo em pedaços pequenos, temperado com azeite e sal. Quando os legumes ficarem macios acrescentar água e a quinoa (2 a 3 colheres de sopa). Deixar a cozinhar em lume brando, e ir acrescentando água se necessário, até a quinoa "desenrolar".

 

Serve quente e sabe muito bem, além do bem que lhe faz!

Quinoa - tudo sobre esta maravilhosa descoberta!

05.10.16 | Gisèle Magno

sxUcqkRjRGEZhTb5J9zQ_quinoa-9465.jpg

Quinoa é um cereal com propriedades muito particulares, que a tornam muito interessante do ponto de vista nutricional. Uma excelente opção na sua cozinha. A quinoa é também cara, bem cara! Aproveite as promoções e não desperdice!! As bolinhas aumentam muito de tamanho, pouco rende muito!

 

Então porque é que a quinoa é assim tão boa??

- É de fácil digestão;

- É versátil: acompanha pratos frios e quentes, complemento em pratos vegetarianos (hamburgeres por exemplo);

- Rica em proteína (equivalente à aveia);

- Valor apreciável de fibra;

- Pobre em gorduras e açucares;

- Fonte de vitamina B, cálcio, ferro, zinco e fosforo.

 

Em breve, receitas!!!

Sumo natural de pêssego e banana

03.10.16 | Gisèle Magno

unnamed.jpg

Esta combinação fica realmente muito boa! Sabor suave e naturalmente doce. Ideal para acompanhar o pequeno almoço, como lanche menor ou mesmo numa refeição principal mais simples.

 

LIQUIDIFICADOR: 1 pêssego + 1/2 banana + 1 colher de sopa de sementes de sésamo + 1 copo pequeno de água. Triturar tudo até ficar bem liquído. Adicionar gelo. Está pronto!!

 

Higiene alimentar em casa

01.10.16 | Gisèle Magno

Ora ... e porquê isto agora? Porque os alimentos podem ser também um veículo de doença, se não os acondicionarmos e confecionarmos de forma correcta. Seguem as dicas mais importantes:

 

- NUNCA mistura alimentos crús e cozinhados/ou que vai consumir em crú, nem utilize os mesmos utensílios de cozinha. Por exemplo, imagine que está a utilizar uma tábua e faca para cortar o bife de frango, não vá depois cortar o tomate da salada no mesmo local. A isto chama-se contaminação cruzada e, passar por água, não resolve o problema.

- Lave sempre os legumes e frutas com água e vinagre, principalmente os que ingere em crú e com casca.

- Carnes e peixes (TODOS) não devem nunca ser consumidos em crú ou mal passado, nenhum tipo. As carnes e peixes têm bactérias e parasitas que podem facilmente passar para si.

- Quando acondicionar os alimentos no frigorífico/armários/congelador tenha o cuidado de os colocar por categorias. As gavetas do frigorífico devem ser reservadas para os legumes. Quando descongela carne/peixe no frigorífico coloque sempre na última prateleira do mesmo.

- Alimentos como cereais, pão, tostas, aveia devem ser colocados em frascos de vidro com tampa de rosca ou bem fechados na própria embalagem. Se ganhar ar, podem amolecer ou ganhar bolores.

- Verifique sempre as datas e não consuma nenhum alimento fora de prazo.

- NUNCA deixe manteigas, queijo, maionese, leite, iogurtes fora do frigorífico.

- Se sobrar comida não a deixe no tacho em cima do fogão de um dia para o outro, acondicione no frigorífico no máximo 1 dia. Se só for utilizar essa sobra 2 ou 3 dias depois, é preferível congelar.

- Não volte a congelar alimentos depois de descongelados.

- Quando utilizar alimentos em conserva, se sobrar uma parte, deve armazená-la em caixa hermética com água e nunca na lata.

- Lave sempre as mãos ao manipular alimentos diferentes, antes e após as refeições.

Pág. 2/2