Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

A família fica ou não de dieta?

14.05.20 | Gisèle Magno

Nunca fez tanto sentido uma luta conjunta, uma entreajuda como agora. Queria que fossemos capazes de utilizar esta ferramenta pós covid 19.

 

Já faz algum tempo que tenho este tema em espera para escrever um pouco sobre ele. A ajuda da família. Não é raro, em consulta, perceber que se apenas um membro da família está a seguir um plano alimentar específico o resto da família tende a usar expressões como "ele é que está de dieta, não eu" "somos mais lá em casa, não vamos comer assim" "fazes tu as tuas compras" "comprei uma vez fruta, não comeu, apodreceu, não compro mais".

 

Assim é dificil. Assim é mesmo difícil. Trabalho com base em educação alimentar, portanto sugiro sempre que uma mudança de hábitos (e falo do tipo de alimentos a comprar, formas de cozinhar, não do plano alimentar em si) deve ser para toda a família. Isto é prevenção. Isto é saúde. E pode e deve ser para todos. Vamos parar com os planos radicais, com as dietas malucas e altamente restritivas. Uma alimentação equilibrada e saudável deveria ser prioritário para todos, independentemente do aspeto fisico. Comer bem faz bem. Traz saúde. Partilhe a sua experiência com a família e, família, apoie e acompanhe quem está na luta!