Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Afinal, o que é isso de agricultura biológica? Vale mesmo a pena?

22.07.16 | Gisèle Magno

legumes-agricultura-biologica.jpg

“A Agricultura Biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Assim, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, as consociações e a instalação de sebes vivas, entre outros, fomenta a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade.

Em Agricultura Biológica, não se recorre à aplicação de pesticidas nem adubos químicos de síntese, nem ao uso de organismos geneticamente modificados. Desta forma, garante-se o direito à escolha do consumidor e é salvaguardada a saúde do consumidor, ao evitar resíduos químicos nos alimentos. É, além disso, salvaguardada a saúde dos produtores, que evitam o contacto com químicos nocivos e preserva-se o ambiente da contaminação de poluentes, cuja actual carga sobre os solos e as águas é, em grande parte, da responsabilidade de sistemas intensivos de agropecuária.”

em Associação Portuguesa de Agricultura Biológica

 

Quanto opta por produtos de agricultura biológica está a garantir saúde, frescura e pureza à sua mesa. Os produtos de agricultura biológica estão totalmente isentos de produtos químicos, sendo que mesmo a contaminação cruzada está salvaguardada (isto é, o próprio terreno antes de conter este tipo de produção é totalmente limpo e a inexistência de campos de cultivo tradicional ou indícios de poluição em redor é assegurada).

 

DESVANTAGEM: é cara. E é cara porque há muito desperdício. Logicamente que, sem tratamento, muitos destes alimentos apodrecem ou apresentam características que impedem a venda ao público. Além disso, é sazonal. Não podemos, por exemplo, fazer nascer ameixas ou tomates fora da época, sem que haja adubos.

 

Se tem a possibilidade de optar por produtos de produção biológica, não hesite! Caso isso não lhe seja logisticamente ou financeiramente possível vá alternando. Compre frutas e legumes de agricultura tradicional, e, quando apanhar uma boa promoção, compre uns quantos de agricultura biológica e congele (aumentando assim o seu tempo de vida).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.