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A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

AGOSTO, O PRIMEIRO MÊS OFICIAL DE ESTRAGAR A DIETA (PORQUE A SEGUIR TEMOS DEZEMBRO)

Um guia de como não terminar as férias com peso a mais

03.08.20 | Gisèle Magno

Seja moderado, seja racional. Nada nos indica que deixará de existir algum alimento no mundo, para já pelo menos, então não precisa comer tudo de uma vez!

Quando falo do "modo férias" em consulta sou a primeira a defender que se faça férias de tudo, trabalho, dieta, exercício, marido , mas não perdendo o bom senso e não colocando em causa o trabalho realizado. Não é uma dieta, é a sua saúde, e ela não tira férias!

Podemos não acordar cedo para ir treinar, podemos não ir ao ginásio, mas podemos dar uma caminhada após o jantar em modo passeio, ou na praia, ou nadar um pouco mais.

Podemos relaxar as opções alimentares, ser mais intuitivos, mas não vamos comer açucar e gorduras desde que acordamos até à hora de ir dormir.

Podemos não fazer sopa nas férias, mas não vamos deixar de ingerir fibras por completo.

Podemos acrescentar aquele vinho/cerveja/sangria social, mas não vamos por isso deixar de beber água.

Então, deixo com vocês, algumas dicas para pôr em prática na sua paragem laboral.

 

OPÇÃO 1 - SEM REFEIÇÕES INCLUIDAS:

- aproveite o pequeno almoço para inovar e fazer aquelas receitas que no dia a dia nunca tem tempo: panquecas, bolos de caneca, crepioca ..

- compre frutas frescas variadas, frutos secos e tortilhas/marinheiras para os snacks de praia, tomate cherry e cenoura em palitos também são excelentes opções

- escolha bola de berlim OU gelado, e tente não o fazer diariamente

- almoço: opte por saladas e nelas coloque como hidrato massa integral ou millet ou quinoa ou couscous, esqueça as sandes e batatas de pacote

- jantar: procure peixinho na brasa com salada

 

OPÇÃO 2 - COM REFEIÇÕES INCLUIDAS:

- pequeno almoço: opte por uns ovos mexidos ou cozidos, pão escuro, panquecas, iogurte com granola, frutinha, bolo de fatia de fabrico próprio e evite bacon, salsichas e bolos industriais

- para os snacks aposte na fruta, iogurtes, pão escuro com queijo caso também esteja incluido

- almoço e jantar: tente fazer uma refeição carne, uma refeição peixe e outra vegetariana, vá alternando sempre assim

- coma sopa em pelo menos uma das refeições principais