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A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Alegações nutricionais

A que deve estar atento na hora de escolher os seus alimentos

22.02.21 | Gisèle Magno

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Um produto ser reforçado com um ingrediente saudável, não faz dele um alimento saudável.
Um produto ser isento de um ingrediente menos saudável, também não faz dele um alimento saudável.

Obviamente existem adaptações positivas, que tornam o produto mais interessante do ponto de vista nutricional e que devemos aproveitar. Mas, em outros casos, serve apenas de mote à compra, levando a crer que por aquela característica passa a ser saudável o seu consumo regular.


Exemplos práticos:

- Iogurte sem lactose: excelente para intolerantes, facilita processo de digestão

- Massa sem gluten: excelente para celíacos e para todos nós podermos variar

- Batata frita de pacote com redução de sal: continua a ser frita, a ter um alto teor de gordura sem riqueza nutricional alguma

- Bolachas sem açúcar: provavelmente têm uma longa lista de ingredientes para substituir o açúcar e compensação na quantidade de gordura

- Margarina enriquecida com ómega 3: continua a ser gordura de barrar, altamente processada, pode ser mais rica mas não é de todo a melhor fonte para obtermos as gordura saudável que necessitamos


Temos sempre que observar toda a lista de ingredientes para perceber se o alimento se adequa ou não ao nosso padrão de consumo. Temos igualmente de perceber, no caso de alimentos menos ricos nutricionalmente, se aquela alegação é suficiente para justificar o seu consumo regular.

PS: válido para alimentos que queremos incluir no nosso dia a dia, como excepção à regra, tudo é válido!!

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