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A dieta dos 365 dias

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22
Nov19

Calorias diárias vs escolhas alimentares - vamos lá ao que interessa!

Gisèle Magno

"AFINAL O QUE IMPORTA É O BALANÇO ENERGÉTICO E NÃO EM QUE TIPO DE ALIMENTOS GASTAMOS AS NOSSAS MACROS."

 

Era bom não era? Claro que o balanço energético é a base, mas não é só isso que interessa, não vamos reduzir o universo da alimentação a uma conta, não vamos ser simplistas. Não é assim que se traça o caminho de uma vida mais saudável. 

 

Com toda esta moda da liberalização alimentar esquecemos duas coisas (este tema tem pano para mangas, vestidos, calções, roupas fit, mas vamos por partes para não vos complicar):

 

- os alimentos menos saudáveis (aos quais é agora proibido, ao que parece, chamar nomes) prejudicam a nossa saúde. NUNCA na vida uma bolacha com chocolate será algo de saudável, ela cabe nas escolhas semanais, como excepção, mas não nas escolhas diárias, como regra, mesmo que "ainda sobrem macros". Consumir açucar e gordura saturada diariamente mesmo que em doses pequenas e dizer que está tudo ok também já é demais!! As contas das necessidads energéticas têm por base o que o corpo gasta nas atividades normais e extras, mas não se iludam que alimentar o corpo assim à toa porque ainda sobram calorias para gastar é igual a escolher com critério o tipo de alimentos. É como querer que um carro de gasolina anda a gasóleo, o gasóleo vai caber no depósito, mas a função não é a mesma.

 

2 - já tiveram vontade de insultar o vosso chefe? Já tiveram vontade de faltar ao trabalho? Já sentiram vontade de dizer "cala-te que já ninguem te atura" a um familiar no almoço de domingo? Já sentiram vontade de sair sem pagar de um restaurante onde foram mal atendidos? Provavelmente sim para todas, mas provavelmente não fizeram nenhuma destas coisas. Porquê? Porque existem regras, norma, hábitos e condutas. Porque nos sabemos controlar e adaptar aos contextos, sabendo que deriva desse comportamento algo de negativo para nós. ENTÃO PORQUE RAIO COM A COMIDA PASSOU A SER DIFERENTE ??? Não amores, não é comer tudo que nos apetece para não criar restrições e depois compulsões. É sermos adultos e aprendermos a dizer não aos impulsos de comer, é criar regras e hábitos saudáveis e excepções com peso e medida, é termos controlo sobre nós, sobre o nosso apetite. Se isto não for a base, então não contem com resultados a longo prazo.

 

FUNCIONAR É DIFERENTE DE SER SAUDÁVEL. Lembre-se sempre disto na altura de escolher uma dieta.

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