Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

COMO VOLTAR À VIDA DEPOIS DAS FÉRIAS - CRIANÇAS

o grande desafio de normalizar a comida saudável

03.09.20 | Gisèle Magno

O desafio da alimentação das crianças, apesar de difícil porque os gostos estão constantemente em alteração e há sabores que negam à partida, tem  muito, mas MUITO que ver com os hábitos da casa.

Normalizar a alimentação saudável na criança, é 100% responsabilidade dos pais. Se a alimentação da FAMÍLIA for saudável, se desde pequena a criança vê os pais/irmãos/avós a consumir sopa, fruta, produtos com farinhas integrais, pouco processados e água às refeições aquilo será o normal para ela. Se não existir em casa uma panóplia de alimentos processados infantis (bolachas, cereais, pão de leite, pão de pepitas de chocolate ...), se estes só existirem nos dias de festa, automaticamente a criança não os vai procurar. E, assim, tem o trabalho de casa feito e é só adaptar à realidade da instituição:

- forneça sempre lanches saudáveis ao seu filho, mesmo que isso não seja regra entre os colegas, também educamos pelo exemplo e não é pelos outros pais não demostrarem essa preocupação que é ok prejudicar os bons hábitos do seu filho só para ser "igual";

- ainda sonho com o dia em que a escola vai permitir que as crianças consumam um dia carne, um dia peixe, um dia vegetariano, tente negociar isto com a escola do seu filho e garanta pelo menos que têm um "policia" da sopa;

- idealmente a lancheira deverá ter:

  • fibras: frutas e, caso gostem, legumes como palitos de cenoura ou tomate cherry
  • fontes de hidratos saudáveis: panquecas caseiras, cereais simples, pão escuro, tortilhas, tostas de centeio, marinheiras
  • fonte de cálcio e proteína: iogurtes magros, queijinhos magros, pasta de frutos secos, pasta de grão, iogurtes vegetais, leite simples de vaca ou vegetal
  • gorduras saudáveis: frutos secos
  • bebida: água, sumos e batidos caseiros, infusões
  • extra: chocolate 70% de cacau

- incentive o seu filho a ser uma criança ativa e a praticar alguma atividade física estruturada se possível, seja ou não no âmbito escolar.

NOTA: bem sei que muitas escolas fornecem os lanches, nesse caso, cabe a si enquanto educador negociar com os restantes pais/professor/escola a possibilidade de adaptar estas opções, nem que comece por apenas um dia na semana. Seja ativo nestas escolhas, participe e faça acontecer!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.