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A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Culinária inteligente

25.03.16 | Gisèle Magno

Não são só o tipo de alimentos que consome que fazem a diferença, é também a forma como os prepara! Siga estas dicas!

 

Não frite, fritar satura a gordura (mesmo de boa qualidade), aumenta as calorias da refeição e faz-lhe realmente mal a saúde.

 

Não use caldos nem molhos pré feitos. Estão carregados de gorduras de péssima qualidade e químicos. Faça você mesmo! Use q.b. de azeite, ervas aromáticas e pouco sal. Pode congelar em cuvetes de gelo! Iogurte natural, leite magro e queijo magro substituem as natas conforme a receita.

 

Grelhados só são grelhados se feitos com 0% de gordura. A carne solta-se facilmente do grelhador (é pura preguiça colocar aquele bocadinho de manteiga). Quanto ao peixe, embrulhe-o em papel de alumínio e grelhe. Fica com o mesmo aspecto (até as risquinhas do grelhador), sabor, não suja e não deixa cheiros!

 

Não faça refugados, coloque sempre todos os alimentos em crú, tempere, e só depois leve ao lume, mantendo o verdadeiro sabor dos alimentos e sem calorias extra.

 

Ao assar no forno, não o faça à típica forma portuguesa (um pedaço de peixe/carne "afogado" em batatas). Faça uma divisão inteligente, metade batata, metade legumes. Tomate, courgette, beringela, cogumelos frescos, couve roxa são só alguns exemplos de legumes que ficam deliciosos no forno, servindo eles próprios de tempero.

  

Bora para a cozinha??