Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Dia internacional do chá

É hoje! Fique a saber um pouco mais sobre esta bebida!

15.12.20 | Gisèle Magno

Polish_20201215_141548747.jpg

Hoje é o dia internacional do chá!

Apesar de à primeira vista se puder associar  a criação deste dia a um incentivo à sua ingestão ou simples enaltecimento, o dia internacional do chá representa bem mais que isso.

Este dia foi criado como forma de chamar a atenção aos governos, organizações e própria população para os problemas na indústria do chá, onde o maior flagelo é (tal como acontece no café, cacau e outras tantas indústrias) a exploração do trabalhador. É cada vez mais comum ouvirmos falar de "fairtrade" e procurarmos o seu simbolo quando compramos determinados produtos, pois ele dá-nos o indicativo que aquele produto foi produzido de forma justa, respeitando os direitos dos trabalhdores e pequenos produtores.

Em Portugal, temos plantações próprias de chá e podemos ajudar a nossa economia comprando português! O famoso chá da gorreana nos açores, o cantinho das aromáticas em Gaia com as suas maravilhosas infusões. Partilhem mais locais que conheçam aqui!!

Quanto aos benefícios do chá, não vou falar de propriedades especifícas (até porque nada funciona por si só), mas de forma abrangente nas vantagens do consumo deste tipo de bebidas:

- para quem não gosta de água simples, aromatizá-la com chá ou infusão, com a vantagem de poder variar de sabores a cada dia, é a solução mais fácil;

- poder drenante, no geral, o chá/infusões vão ajudar à retenção de líquidos;

- bom substituto à refeição de sumos/refrigerantes, podendo servir frio, com uma rodela de limão, pau de canela;

- bom acompanhante para qualquer lanche/snack fora de casa, podendo uma vez mais ocupar o lugar que bebidas menos interessantes do ponto de vista nutricional ocupariam;

- ajuda a "entreter" o estômago quando sentimos fome;

- valor calórico insignificante, se não for adicionado qualquer tipo de açucar.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.