Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Doença celíaca - parte I

12.12.16 | Gisèle Magno

A doença celíaca caracteriza-se pela sensibilidade do organismo ao glúten. Não tem cura. É para a vida toda. A não ingestão de glúten permite que o intestino delgado (órgão afetado) regenere e seja saudável. Qualquer contacto com o glúten vai provocar inflamação e mau estar - diarreias, barriga inchada tipo balão, perda de apetite, perda de peso, mau estar generalizado. A continuidade de sintomas sem tratamento compromete severamente a saúde!

O glúten está presente no trigo, cevada e centeio. A aveia, continua controversa. Há estudos que a defendem como segura, outros apontam que não, por ser cultivada nos mesmos campos que os restantes cereais. Portanto, o meu conselho, não arrisque!

Uma dieta isenta de glúten não é fácil, mas é possível, e pode ser igualmente completa, variada e saborosa! Ler e reler rótulos é fundamental, pois, não podemos esquecer que há cereais presentes em alimentos que nem imaginávamos. Infelizmente o avanço nas tecnologias alimentares, o processamento excessivo da comida, fez com que dietas com restrição de algum componente se tornassem verdadeiras aventuras no super mercado.

 

Siga o site da APC (associação portuguesa de celíacos) e procure o seu simbolo nos alimentos. É garantia de segurança!

http://www.celiacos.org.pt/