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A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

FRUTA, DEVEMOS OU NÃO ELIMINAR ALGUMAS VARIEDADES DA NOSSA DIETA?

calorias, açúcares e factos sobre este precioso alimento

16.11.20 | Gisèle Magno

Vamos falar de fruta? Fiz uma sondagem no instagram sobre fruta, perguntando quais consideravam mais e menos calóricas, a maioria dos votos apontou para:

- mais calóricas: banana, abacate, manga, dióspiro, figo

- menos calóricas: framboesa, melância, kiwi, maça, morango

Questionei igualmente se deixavam de consumir as frutas mais calóricas por pensarem que não se adequam à dieta, 26% respondeu que sim!

Vamos aos factos? Sim, existem realmente frutas mais calóricas, com maior quantidade de açúcar, mas, nunca ninguém ficou obeso ou diabético só pelo açúcar da fruta. A fruta é um alimento que consumimos conforme o colhemos in natura, sem qualquer processamento, o que por si só já lança a fruta para o topo das escolhas mais saudáveis. Toda a fruta é rica em água, fibras e um grande conjunto de vitaminas e minerais que variam consoante o tipo de fruta. Se o seu consumo se enquadrar num estilo de vida saudável a fruta tem lugar para consumo diário, sendo que as recomendações referem entre 2 a 4 peças por dia, e QUALQUER TIPO de fruta pode entrar. 

Para ter uma noção, das frutas votadas a diferença entra A MAIS calórica e A MENOS calórica (os extremos, portanto) é de 78kcal e 9g de açucar. Valor este que facilmente picamos (e até ultrapassamos) em bolachas e queijo para fugir à "fruta proibida".....