GLÚTEN E LACTOSE - sim ou não?
QUANDO SIM: se não tem qualquer alergia ou intolerância não há porque ter uma alimentação tão restritiva. Não seja radical, até porque não devemos retirar ao nosso corpo a “memória” de que ele é capaz de fazer a digestão do glúten e lactose, sob pena de nos tornarmos incapazes de consumir alimentos mais complexos a longo prazo.
Faça escolhas inteligentes, tire proveito de todas as opções que tem à sua volta. VARIAR é a palavra de ordem. Alterne cereais com glúten e sem glúten, faça o seu consumo só uma vez por dia ou dia sim dia não. Alterne bebidas vegetais com lacticínios, dentro dos lacticínios, faça períodos com e sem lactose.
QUANDO NÃO: se tem intolerância, alergia ou mau estar crónico ao consumir glúten e/ou lactose, retire da sua alimentação produtos com estes compostos.
Mas, faça-o com acompanhamento nutricional, para garantir que a sua alimentação continua a ser equilibrada, agradável e completa. Há muitos alimentos que têm de ser excluídos (lembre-se que existe a chamada contaminação cruzada, que vem nos rótulos como: “pode conter vestígios de …”) e há um grande risco de ter défices nutricionais graves se o fizer de forma incorrecta.