Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

GLÚTEN E LACTOSE - sim ou não?

10.04.16 | Gisèle Magno

gluten-leite-intolerados.jpg

 

QUANDO SIM: se não tem qualquer alergia ou intolerância não há porque ter uma alimentação tão restritiva. Não seja radical, até porque não devemos retirar ao nosso corpo a “memória” de que ele é capaz de fazer a digestão do glúten e lactose, sob pena de nos tornarmos incapazes de consumir alimentos mais complexos a longo prazo.

Faça escolhas inteligentes, tire proveito de todas as opções que tem à sua volta. VARIAR é a palavra de ordem. Alterne cereais com glúten e sem glúten, faça o seu consumo só uma vez por dia ou dia sim dia não. Alterne bebidas vegetais com lacticínios, dentro dos lacticínios, faça períodos com e sem lactose.

 

QUANDO NÃO: se tem intolerância, alergia ou mau estar crónico ao consumir glúten e/ou lactose, retire da sua alimentação produtos com estes compostos.

Mas, faça-o com acompanhamento nutricional, para garantir que a sua alimentação continua a ser equilibrada, agradável e completa. Há muitos alimentos que têm de ser excluídos (lembre-se que existe a chamada contaminação cruzada, que vem nos rótulos como: “pode conter vestígios de …”) e há um grande risco de ter défices nutricionais graves se o fizer de forma incorrecta.