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A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Necessidades energéticas

27.06.16 | Gisèle Magno

As suas necessidades energéticas definem a quantidade de kcal que pode consumir por dia. Dentro destas calorias, temos uma subdivisão em HIDRATOS DE CARBONO, PROTEÍNA e GORDURA, consoante questões de saúde e objectivos. Aqui ainda acresce o seu estilo de vida - sedentário, activo, atleta. E é jogando com isto tudo que engorda ou emagrece, vejamos!

 

Se consumir calorias a mais, o seu organismo processa o excedente como reserva de gordura, e acumula-o na barriguinha.

 

Se consumir as calorias certas, mantém a forma física que tem, pois gasta tudo o que consome.

 

Se consumir calorias a menos, o seu organismo lá vai buscar algumas reservas passadas, e vai permitindo que o seu percentual de gordura baixe. Habitualmente, são retiradas  entre 200 a 500kcal nos planos alimentares de emagrecimento.

 

Claro que, nada disto fará sentido, se consumir apenas calorias más. Se as suas necessidades forem de 1200 kcal e em vez de se alimentar convenientemente for ao MAC, o seu organismo vai processar tudo como gordura e acumular, uma vez que nenhuma das suas funções biológicas usa como substrato gordura altamente processada e saturada. São necessárias calorias boas, alimentos de quantidade e ricos do ponto de vista nutricional, para que estas equações façam efeito e sentido!

 

E então, pergunte-me, como posso saber e calcular todas estas coisas?? São utilizadas fórmulas muito específicas, e consideradas algumas medições e aspectos de saúde/estilo de vida, bem como mofologia corporal e idade. Portanto, a ÚNICA maneira fiável e segura será mesmo através da realização de uma consulta de nutrição!