Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

O poder das leguminosas

16.03.20 | Gisèle Magno

Polish_20200216_175952918.jpg

Ora cá estão elas! Feijão, grão, grão de soja, lentilhas, feijão frade.... Leguminosas esquecidas nas prateleiras dos secos enquanto fazemos fila no talho e vamos comentando "isto agora dos vegetarianos é bom mas é para quem tem dinheiro!" E lá fica o saco de quilo a 1,80€ à espera de uma pessoa rica que o vá comprar. Quilo esse que depois de demolhado e cozido faz muitas mais refeições que um quilo de carne. 

E isto não é uma publicação para o tornar vegetariano, mas é uma publicação com dois pontos essenciais que quero partilhar com todos:

 

1. A fonte principal de proteína vegetal no seu prato é e deve ser as leguminosas. Além de ricas em proteína, são fonte de hidratos de carbono complexos, vitaminas e minerais. Não é, de todo, obrigatório ou fundamental utilizar as ditas alternativas à carne como tofu/seitan/soja texturizada.

 

2. Não me canso de o dizer: não precisa deixar de consumir carne e peixe, mas pode e deve incluir algumas refeições vegetarianas na sua ementa semanal. Variar! Pelo menos uma por semana para começar! É bom para a sua saúde, para o planeta e, acredite, para a sua carteira!

2 comentários

Comentar post