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A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Os melhores amigos do seu intestino

13.05.17 | Gisèle Magno

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Tem o trânsito intestinal lento? Sofre de obstipação? Além de praticar exercício físico e adotar uma alimentação saudável, muito moderada em excessos, eis os seus melhores aliados à saúde do seu intestino:

 

- água

- kiwi

- sumo de laranja

- iogurtes de bifidus

- sementes de chia

- farinha de linhaça

- aveia

8 comentários

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    Gisèle Magno

    13.04.20

    Bom dia minha opinião: aproveitamos melhor os nutrientes das sementes trituradas sem dúvida, mas, quando o objetivo é a fibra, usá-las inteiras faz-me sentido pois é na casca que se encontra maioritariamente este componente e sofrerem sempre alguma mastigação, suficiente para o efeito desejado.
    Existindo divertículos ou hemorroides no intestino não se recomenda a ingestão inteira pelo risco de ficarem "presas", mas mesmo aqui está aberto a discussão: batata frita, fruta muito madura, pão torrado, barritas de cereais - com qualquer um destes alimentos mal mastigado pode acontecer o mesmo, e raramente se fala desta questão.
  • Obrigado pela resposta. O meu problema é precisamente as hemorróidas. :) Desculpe mais uma dúvida, sendo a semente de linhaça tão pequenina, há esse risco?
    Eu tenho-a colocado no peq. almoço com aveia, semente de girassol e um bocadinho da linhaça com iogurte. Estarei a fazer mal?
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    Gisèle Magno

    14.04.20

    É um gosto puder ajudar, coloque as dúvidas todas!! Ora por serem pequenas é que é mais "perigoso" pois a probabilidade de serem engolidas sem mastigação é maior. Se pensarmos nas de girassol ou abobora, de maior tamanho, muito dificilmente serão engolidas sem mastigação.
    No seu caso então, recomendo trituradas e muito boa hidratação! Água 3L e sopa sempre almoço e jantar. Legumes verde escuro e folhosos ajudam muito também a amolecer fezes e diminuir a probabilidade de novas hemorroides. Fruta com casca (pera, maça, ameixa, pessego) muito bem lavada com vinagre e água! Frutos secos também ajudam, caju e nozes!
    Isto claro, partindo do principio que não existe nenhum problema de saúde associado que possa levar a alguma restrição alimentar.
  • Obrigado mais uma vez. Comecei a comer há pouco tempo (para aí desde Fevereiro), mas reapareceu-me esse problema... achei que fosse de comer mais chocolate nestes dias de confinamento. Podem ser as sementes de linhaça que em vez de ajudar ainda pioram. Como li que tinham fibra, achei que ajudariam, até ver o vídeo no youtube e agora com o seu esclarecimento Não tenho nenhuma restrição a não ser esta -evito comer azeitonas, picantes e queijo da serra.
    A couve galega é escura e às vezes como mas vou insistir mais, ainda por cima são do quintal. Como também kiwi e aveia.
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    Gisèle Magno

    14.04.20

    Perfeito!! Tenha então estes cuidados que falamos e depois dê noticias. O estar parado também não ajuda, tente fazer dois treinos menores por dia, em casa , nem que um seja mais alongamentos/yoga. O exercicio favorece imenso a motilidade intestinal.
  • Só mais uma questão que fiquei a pensar :) : até que ponto as sementinhas pretas do kiwi não podem ter o mesmo efeito das de linhaças e ficarem "presas"?
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    Gisèle Magno

    16.04.20

    Muito bem observado! Tanto do kiwi como morango, aqui a diferença é elas serem redondas e mais pequenas, mais moles por a fruta ter água, e por isso é quase certo que acabam por se agregar nas fezes.
    Agora, em fases de crise, não lhe digo que não evite mesmo essas.

    E toda esta saudável discussão também nos leva a uma das questões mais importantes da alimentação e que a nossa geração apressada esquece: mastigar mesmo muito bem os alimentos!! Porque se assim for, seja linhaça, kiwi, sesamo.... Tudo vai minimante quebrado!
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