Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Ovos - quando e como??

04.06.16 | Gisèle Magno

IMG_20160602_212153.jpg

(Acredita que esta omelete não é frita??) 

 

Ovos são sem dúvida um alimento de topo. Proteínas completas, sem processamento (directamente da casca para o frigideira), com um poder saciante elevado e extremamente versáteis! Podem estar presentes num almoço ou jantar, mas também combinam com pequeno almoço e lanche. Apesar de apresentar alguma quantidade de colesterol na sua constituição, se fizer exercício físico e seguir uma alimentação saudável, não vai morrer por isso, não se preocupe!

 

Pelo elevado teor de proteína e sua qualidade, são um alimento GOLD para quem treina hipertrofia muscular.

 

Então qual é o problema dos ovos?? A MANEIRA COMO OS COZINHAMOS! Vamos então aprender como continuar a ter um alimento saudável depois de o retirar da frigideira.

 

Pode continuar a comer ovos mexidos, estrelados e em omelete. É simples. Apenas precisa de uma frigideira anti aderente e azeite. Qualquer uma destas formas de cozinhar equivale a frito, porque satura a gordura, gordura essa que para a maioria das pessoas continua a ser óleo. Para a gordura não saturar simplesmente temos de não a deixar aquecer sozinha. E para que, mesmo assim, o seu ponto de saturação seja mais elevado devemos SEMPRE preferir o azeite ao óleo.

 

MEXIDO: ovo mexido nem precisa de gordura porque sai aos pedaços. Tempere com um pouco de sal, leve a frigideira, vá mexendo sempre e já está!

 

OMELETE: bata os ovos, tempere e junte o que gostar (salsa, cogumelos, fiambre de peru/frango, queijo mangro). No fundo da frigideira coloque um fio de azeite e de seguida os ovos, SEM TER AQUECIDO A GORDURA. Vai a lume brando, sempre no mínimo, e quando começar a ganhar consistência nas pontas, está na altura de dobrar ao meio. Vá virando sempre, até ter a textura desejada.

 

OVO ESTRELADO: quem não gosta?? Coloque no fundo da frigideira um fio de azeite e parta os ovos directamente para a frigideira, SEM TER AQUECIDO A GORDURA. Leve a lume brando e tenha paciência, que acabará por ter ovos estrelados deliciosos. Demora um pouco mais a cozinhar, espalha a clara (fica bem maior que nos ovos estrelados normais) mas o sabor é igual!