"Porque é que eu não posso comer batata com arroz??"
Vamos hoje falar de equivalentes e dos famosos hidratos de carbono que toda a gente acha que deve cortar, e responder a esta pergunta.
Os hidratos de carbono são a sua fonte principal de ENERGIA e são ESSENCIAIS à sua vida. No entanto, em excesso, os que não são utilizados no imediato acabam por ser reaproveitados desta forma: são convertidos e acumulados como gordura, claro, na barriguinha. Estas reservas de gordura têm a função de ser utilizadas como substrato energético em caso de falta alimento, o que não é o caso, acabando por se transformar apenas num grande problema à sua saúde.
São então fornecedores de energia a massa, batata, arroz, pão, cereais, bolachas, aveia, barritas, tostas e afins.
Se juntar dois deles numa refeição, não ocorre nenhuma reacção química estranha que o vai fazer engordar. Simplesmente vai certamente ultrapassar a dose recomendada, e parte desses hidratos será em breve reserva de gordura. Daí que não deve juntar arroz com batata na mesma refeição, ou ter pão/broa à mesa.
E as leguminosas? Apesar de serem consideradas altamente proteícas, para efeito de cálculos nutricionais estão nos hidratos de carbono. Por isso, esqueça o feijão preto com arroz e batata frita.