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A dieta dos 365 dias

A dieta dos 365 dias

13
Dez17

Sobre a mesa de refeições lá de casa ...

Gisèle Magno

Resultado de imagem para refeição em familia

Fazer uma refeição em família, provavelmente um dos hábitos mais saudáveis que devemos fazer de tudo para manter! Um momento de partilha, de descontração e até de educação para quem ter filhos em idades de aprender a comer.

 

PROBLEMA COMUM:

"Mas eu tenho que jantar muito tarde porque o miúdo só chega do treino perto das 22, e vem cheio de fome, tenho que fazer comida normal! E para o meu marido nem adianta falar em saladas ou peixe, só gosta de carne e não pode faltar pão à mesa. Como é que eu consigo assim?"

E este exemplo repete-se em muitas casas, cada um gosta de coisas diferentes, uns precisam comer mais porque estão a crescer e fazem desporto, outros menos porque têm peso a mais, outros ainda têm hábitos tão enraizados que são difíceis de quebrar e as refeições são feitas tarde e a más horas para conseguir juntar todos à mesa.

 

COMO RESOLVER?

- A alimentação saudável deve sempre prevalecer!!! Independentemente do objetivo de cada um, comer bem é uma questão de saúde, apenas se adaptam as quantidades;

- Sopa nunca pode faltar! Mesmo que seja só para si, não deixe de ter, é meio caminho andado para uma refeição balanceada e dá o bom exemplo!;

- Façam cedências, por exemplo, todos comer arroz de legumes, mas acompanha com bife para a família e faz para si peixe, não sendo propriamente necessário duas comidas diferentes de raiz;

- Se tem de colocar sumos/pão na mesa, resista! Cabe também a cada um de nós definir o que necessitamos fazer para cumprir os nossos objetivos, e nos mantermos fiéis a eles, é tudo questão de hábito;

- Para refeições excessivamente tardias (22 em frente), opte por comer uma porção bem pequena após a sopa, ou fazer apenas a fonte de proteína e vegetais. Mais uma vez, aqui pode utilizar a mesma preteína que cozinhou para a família e preparar para si uns legumes cozidos ou salada que são opções rápidas e práticas;

- Sabe uma boa dica para quem tem homens em casa? Olhe para a quantidade do prato do seu marido (ou filhos adolescentes) e compare com o seu. Se estiver a comer muito próximo ou igual, está certamente a exagerar na dose!

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