SOBRE A OBESIDADE INFANTIL
É preciso dizer "chega" com atitudes e não com palavras. Chega de deixarmos as nossas crianças chegarem a peso de adulto, comprometendo a sua saúde de forma negligente, só porque "coitadinho do menino, fica a olhar".
Bem sei que esta temática envolve muitas variantes difíceis para os pais: dizer que não, não magoar a criança, medo de cair no extremo oposto, julgamentos externos, birras de se atirarem para o chão a chorar, falta de tempo, e por aí fora. Mas, não posso deixar de vos dizer, o peso que eles têm agora, a massa gorda que eles formas nestas idades, vão comprometer-lhes o nosso bem mais precioso, a saúde!! E vale tudo pela saúde e bem estar dos filhos, não vale??
Comece por algum lado! Siga estas dicas:
- Não tenha "porcarias" em casa. Nem um chocolate, nem uma bolacha, muito menos batatas de pacote.
- Não recompense os seus filhos com comida!
- Dê o exemplo: coma sopa sempre ao almoço e jantar, coma fruta todos os dias. Torne esses hábitos normais.
- Não leve os seus filhos ao MAC, vá antes dar um passeio (queima calorias) e fazer um pic nic saudável. Não vão falar festas de amiguinhos para comerem o que não devem.
- Não dê uma bolachinha para os "calar" ou enganar a fome até à refeição seguinte. Petiscar é fruta ou gelatina light. Ou então, dê a sopa mais cedo!
- Chega também dos avós/padrinhos/escola a estragar a dieta. Os pais é que mandam!!!
- Quanto aos lanches que leva para a escola, por vezes os pais e os miúdos acham estranho não serem os tipos bolinhos/bolachinhas em pacote porque é prático e toda a gente usa. Alguém tem de começar a mudança. É tudo uma questão de hábito!
- Procure ajuda!!!! Se fosse fácil não havia miúdos com obesidade. Nem adultos. Sabia que existe uma profissão chamada de nutricionista especializada neste assunto???? :)