Sobre doenças e medicação que provocam aumento de peso
É facto, existem condições de saúde e certas medicações que não abonam a favor do peso e composição corporal. É muitas vezes errado dizer que “engordam”, provocam sim retenção de líquidos, aumento de apetite, inchaço, alterações hormonais, alterações no seu metabolismo que fazem com que o seu peso aumente e, por consequência, a sua imagem corporal fique alterada.
Sabe muitas vezes o que também acontece? Entrar numa espiral de pensamentos “já que vou engordar e já vou é comer tudo que quero”; “é a medicação que me engorda, não a comida, não tem nada a ver com o que como”; “enquanto não resolver este problema de saúde já sei que vai ser sempre a aumentar quilos na balança”.
ERRADO!!! Leia bem e fixe esta ideia: é precisamente por ter um problema de saúde ou tomar uma medicação que lhe tendem a aumentar o peso que deve ser AINDA MAIS RIGIROSO com a alimentação para garantir que, no final do processo, mantém pelo menos a mesmo forma física com que começou. Não há doença ou medicamento que provoque tamanho aumento de peso que uma alimentação equilibrada e saudável não possa contrariar.