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A dieta dos 365 dias

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Ter um ingrediente saudável, não torna um alimento saudável

17.01.19 | Gisèle Magno

Quando falo em alimento saudável, refiro-me a um alimento puro, utilizado tal qual a natureza o faz chegar a nós ou a um alimento construído a partir de ingredientes com propriedades benéficas ao nosso organismo e com o mínimo de processamento possível.

 

É preciso estarmos atentos a isto! O marketing alimentar é muito forte e muito persuasivo. Exemplos simples. Aveia é um alimento saudável e natural, aveia com sabor a morango já não vem da plantinha. Batata doce é um alimento saudável, chips de batata doce fritas e embaladas, não. Avelã é um alimento saudável, barrita de avelãs (com uma pasta de açucar para fazer a ligação) não. A pescada é saudável, um filete de pescada com molho xpto pré confeccionado, não.

 

Leia sempre a lista de ingredientes. Quanto menor, mais certo está a comprar. Evite alimentos com gordura e açúcar adicionados. E, com alguma criatividade à mistura, é bem possível produzir em casa com ingredientes seleccionados quase tudo o que encontramos no supermercado. Triture morangos frescos e junte às papas de aveia. Corte batata doce muito fininha e leve ao forno com um fio de azeite até tostar. Triture avelã, junte mel e leve ao forno. Compre filetes simples, faça panados em casa com ovo, farinha de aveia/linhaça/integral, junte ervas aromáticas frescas e leve ao forno!

 

Ter em casa os alimentos e ingredientes certos é mais de meio caminho andado para um estilo de vida leve, simples e saudável!

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