Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A dieta dos 365 dias

Blog de nutrição. Alimentação saudável. Receitas. Acompanhamento online.

Vem aí o frio

27.10.18 | Gisèle Magno

PhotoEditor_20181027_141602150.jpg

 

Tempo frio é quase sempre, e para toda a gente, sinónimo de aumento do apetite. A temperatura corporal desce, as camadas de roupa aumentam, o desconforto do frio pede comida quente e com maior densidade calórica, acreditamos que precisamos mesmo de comer mais mas ..... minha gente, aqui até é raro fazer temperaturas negativas e nevar, não temos um inverno assim tão rigoroso, não precisamos comer mais, precisamos comer melhor! Especialmente se estiver num esquema de perda de peso.

 

Deixo algumas dicas para fintar o frio e conseguir enganar a vontade de comer:

- Beba chá/infusões, com um pauzinho de canela dentro! Ajuda a subir a temperatura corporal, e a canela provoca a sensação de calor no estômago o que fará com que tenha a percepção que está cheio. Faça isto especialmente após a ingestão de um snack mais frio (iogurte/fruta).

- Pratique desporto! Custa trocar de roupa, está frio, mas aumenta a temperatura corporal durante um bom tempo, vai ter até menos dificuldade a entrar para o banho! :)

- Faça sopas mais "fortes", não mais calóricas. Coza em menos água, junte feijão, deixe pedaços de legumes mais inteiros. Aquelas sopas que a colher fica quase de pé!

- Pode sem problema investir nos assados/estufados/guisados, desde que feitos só com azeite, legumes à mistura e em crú, sempre em crú! Ou seja, sem deixar aquecer a gordura sozinha, junte os ingredientes todos de início com os temperos, e só depois vai a lume.

- Fruta cozida ou assada pode ser uma boa alternativa à fruta em crú para quem não gosta de consumir alimentos muito frios.

- Leite magro (pode ser sem lactose ou as versões fácil digestão/leve) e queijo aquecido (tipo tosta, com pão sempre escuro e sempre queijo magro) em alternativa aos iogurtes.

- Para quem sente que algo doce vai resolver o problema do frio, não faltam por aqui receitas de crepes/panquecas/bolos de caneca versão light!

- Antes de dormir, não precisa bolachinhas, leite morno com um pauzinho de canela e vai dormir como um bébé!

2 comentários

Comentar post