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A dieta dos 365 dias

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VITAMINA D

29.03.17 | Gisèle Magno

Ou a vitamina do sol! Fundamental na absorção de cálcio e fósforo, favorece também a força muscular e reforça o sistema imunitário.

 

A sua deficiência/carência nunca foi tão valorizada como agora. E porquê? Porque estamos cada vez mais horas e horas fechados a estudar ou trabalhar, muitas vezes sem qualquer exposição a luz solar (quantos trabalham em gabinetes sem janelas??), saimos de casa cedo e entramos de noite. Os miúdos, cada vez mais "computadorizados" esqueceram o brincar cá fora. Resultado: temos pouca vitamina D, e os sintomas são estes: fraqueza muscular, fragilidade óssea (ou má formação no caso de crianças), cansaço, falta de energia, depressão e maior suscetibilidade a doenças.

 

E então, onde vamos buscar vitamina D?

A melhor e maior fonte é a exposição solar (moderada e fora das horas perigosas!!). A suplementação diária ou mensal será sempre uma opção em caso de carência/deficiência. Existem alimentos que são fonte de vitamina D, mas, em caso de deficiência/carência, a sua ingestão ajuda mas não é suficiente para corrigir os valores. Encontramos a vitamina D nos peixes gordos, leite, ovos, cereais e cremes vegetais enriquecidos com esta vitamina.

 

ATENÇÃO!!! Nunca pode assumir, mesmo que tenha todos estes sintomas, que sofre deste problema SEM ANÁLISES ESPECÍFICAS. Consulte o seu médico. O excesso de vitaminas é tão perigoso quanto a sua falta, sabia?